Natasha Carvalho - Red - quebrando tabu
Olá, eu sou Natasha Carvalho do 2-A.
RED
O desenho, que acaba de estrear na plataforma de streaming Disney Plus, aborda de forma delicada chegada da puberdade, tema que não surge com frequência em filmes de família.
"Todas as garotas menstruam. Então, vamos normalizar e comemorar!", diz a atriz Sandra Oh, que faz a voz de uma personagem do novo filme da Pixar, Red - Crescer é uma fera, uma animação que fala sobre vergonha, grandes emoções e, sim, a menstruação.
Conhecida pelas séries Killing Eve e Grey's Anatomy, Oh dubla Ming, a mãe de Mei, uma menina sino-canadense de 13 anos que é a personagem principal. A animação estreou em 11 de março na plataforma de streaming Disney Plus.
"É um assunto sobre o qual não se fala o suficiente, então fazer parte de um filme que fala sobre puberdade é importante para mim."
A personagem principal, Mei, é inteligente, extrovertida e se dá bem com seus pais, um casal feliz.
A diretora Domee Shi e a dramaturga Julia Cho, corroteiristas do filme, se inspiraram em suas próprias infâncias para criar uma heroína reconhecível e original.
Mei lida muito bem com a pré-adolescência, até que a onda de hormônios a atinge.
De menina a panda
A corrida hormonal pode nos fazer perder o rumo em algum momento, mas, para o filme infantil, as autoras criaram uma grande metáfora em Mei: sempre que ela se sente sobrecarregada ou algo a deixa desconfortável, ela se transforma em um panda vermelho gigante, uma versão fofa do Incrível Hulk.
Uma manhã, Mei acorda e percebe que se tornou um panda. Ela fica irritada com essa transformação repentina e se esconde no banheiro, um pouco enojada com os novos pêlos no corpo e o cheiro das suas axilas.
Essa metáfora direta tenta mostrar o que as mulheres jovens enfrentam quando chegam as grandes mudanças físicas e mentais que a puberdade acarreta.
Depois de um tempo, sua mãe lhe faz uma pergunta sutil: "A peônia vermelha floresceu?". A delicadeza termina quando Ming entra no banheiro com uma pilha de absorventes higiênicos e analgésicos.
Rosalie Chang, que interpreta Mei, tinha 12 anos quando começou a gravar e atualmente tem 16. "Passei pela puberdade ao longo deste filme", explica.
"O filme não pede desculpas por abordar a puberdade. Não tenta esconder, não tenta fazer piada, apenas fala diretamente. É um assunto realmente tabu, mas todo mundo passa por isso", diz Chang.
https://noticias-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2022/03/14/red-o-novo-filme-da-pixar-que-rompe-tabu-da-menstruacao-todas-temos-vamos-celebrar-isso.amp.htm?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16642837259424&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fnoticias.uol.com.br%2Fultimas-noticias%2Fbbc%2F2022%2F03%2F14%2Fred-o-novo-filme-da-pixar-que-rompe-tabu-da-menstruacao-todas-temos-vamos-celebrar-isso.htm
Comentários
Postar um comentário