Distopia Literaria - A máquina do tempo
Olá, eu sou Yana Nickole Kazue Tanoue e vou falar sobre a obra A máquinas do tempo que foi escrita pelo H.G. Wells em 1995 e pertence ao gênero literário distopia literária
Na resenha de hoje vou falar sobre um livro que um amigo me recomendou. Uma vez eu resenhei aqui um livro chamado “Os Humanos”, você pode ler a resenha clicando aqui, inclusive.
Pois é… eu estava na pegada de ler algo com a mesma vibe, e um amigo (valeu, Augustinho!) me recomendou “A Máquina do Tempo”. Admito que eu nunca havia ouvido falar do livro, mas dei uma googlada e vi que é bem famoso, até.
O livro é bem curto, tem somente 112 páginas. Eu li ele em um dia. Não é a leitura mais digerível que você vai fazer na vida… H.G Wells tem uma escrita um pouco mais elaborada, então é necessário prestar bem atenção. O livro também é bem, beeeeem antigo, foi escrito em 1895, e por isso é uma leitura bem diferente das que estamos habituados a fazer, e com certeza vale a pena.
H.G Wells é o autor de livros como “A Guerra dos Mundos” e “Homem Invisível”, mas “A Máquina do Tempo” foi seu primeiro título publicado.
A Máquina do Tempo é o primeiro e mais importante romance moderno sobre viagens no tempo, e um clássico da literatura mundial. Com uma narrativa envolvente, H.G. WElls cria a fabulosa jornada de um cientista inglês a um mundo futuro, desconhecido e perigoso. Acompanhamos suas descobertas, seu deslumbramento e o horror que, aos olhos do viajante, aos poucos se anuncia.
A bordo de uma Máquina do Tempo, um cientista londrino viaja do século XIX para o ano de 802701. Chegando no que seria Londres do futuro, o Viajante do Tempo encontra duas espécies evoluídas do ser humano: os Eloi, que viviam na superfície, e os Morlocks, que se escondiam da luz no subterrâneo O Mundo Superior era habitado por seres frívolos , delicados e infantis que estavam prestes a conhecer a sua Nêmesis, resultado de decisões tomadas no passado. O Viajante do Tempo perde a sua Máquina e com apenas uma caixa de fósforos se pergunta: conseguirei retornar ao presente?
Quem narra a estória é um personagem não identificado. Tudo o que sabemos a seu respeito é que ele está na casa de um Viajante do Tempo, ouvindo seu relato. No começo do livro, o Viajante do Tempo está explicando para um grupo de homens sobre o conceito de viajar no tempo, e mostra o protótipo que ele mesmo desenvolveu para alcançar o feito. A maneira como ele explica o tempo como uma dimensão até que fez muito sentido pra mim:
Fonte: https://idris.com.br/blog/2021/07/23/resenha-a-maquina-do-tempo-h-g-wells/
Comentários
Postar um comentário